- Os clubes Associados podem nomear atletas ou indivíduos como candidatos ao curso de Árbitro da APKL, desde que o Clube seja membro efectivo da APKL.Os candidatos devem ser atletas do clube ou associado. Os candidatos devem ser registrados online dentro dos prazos estabelecidos para cada evento no respectivo boletim do evento ou sofreara uma multa ou outra penalidade conforme decidido pelo Direcção da APKL.
- Os candidatos de Kata e Kumite devem ter pelo menos 20 anos de idade e ter no mínimo 1º grau Dan, (Federativo ou da Associação de estilo).
- Os candidatos deverão usar o uniforme de arbitragem.
- Os Árbitros e Juízes da APKL não podem desempenhar outra função naquele evento, a menos que autorizados pela APKL e são estritamente advertidos contra:
- A interacção com treinadores e competidores durante as competições em andamento.
- Independentemente do local ou das circunstâncias, os Árbitros e Juízes da APKL também não estão autorizados a aparecer em fotos/vídeos junto com treinadores e competidores usando o uniforme oficial.
- Árbitros e Juízes que violarem esta norma vital de conduta e Fair Play poderão ser suspensos de todos os eventos oficiais da APKL por um período a ser determinado.
- Árbitros e Juízes também são estritamente aconselhados a não publicar conteúdo em nenhuma plataforma de mídia social com informações que violem a privacidade e integridade de outros membros da APKL e a discrição de informações internas.
- Árbitros e Juízes que violarem esta norma de privacidade serão suspensos de futuras convocatórias.
- Os termos Árbitros e Juízes neste parágrafo referem-se a todos os Árbitros e Juízes. Além disso, os eventos da APKL neste parágrafo referem-se não apenas aos eventos oficiais da APKL, mas também a todos os eventos sob a égide da APKL.
- Todos os Árbitros estão proibidos de serem Treinadores Oficiais registados de qualquer clube de Karatê de Kata, Kumite e Para-Karate. Qualquer arbitro que viole esta norma vital de conduta e Fair Play poderá ser suspenso de todos os eventos oficiais da APKL por um período a ser determinado.
- Para evitar conflito de interesses, o Árbitro, Juízes, Supervisor de Combate, Supervisor de Pontuação e/ou Supervisores de VR de uma luta de Kumite e os Juízes de uma luta de Kata não devem ser de forma alguma associado ou pertencer ao clube do competidor.
- Por lei, o conflito de interesses também deve ser evitado em todos os casos. Continua sendo o dever de qualquer oficial relatar qualquer possível conflito de interesses antes do combate ou partida começar.
- Os árbitros que não cumprirem estes critérios serão imediatamente suspensos do torneio e enfrentarão uma suspensão adicional de todos os eventos oficiais da APKL por um período mínimo de um ano.